Liberdade de Expressão

 

Comentários para este email

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

segunda-feira, maio 05, 2003

 
ONGs

Recebi um email:

li os seus postes contra as ong's que estão contra a guerra e não podia deixar de comentar o que diz sobre a AMI. "Exemplo: A AMI que, em relação à guerra do Iraque, teve uma posição contrária à do governo português legitimamente eleito, mas cujos médicos são pagos com dinheiro público."

é que a maioria do publico estava também contra a posição do governo, e era bom lembrar-se disso. A mim por exemplo acho muito pior o dinheiro publico ser empregue em "cimeiras nos açores" e em tudo que se relacionou com o apoio à guerra.

É incrível como continuam a atacar tudo e todos os que não estão de acordo com a minoria.

saudações
Rita (www.ayira.blogspot.com)


Rita,

A AMI é apenas um exemplo entre muitos. O problema não são as posições especificas da AMI. Eu, como todos os liberais, sou um defensor de uma sociedade civil no qual as ONGs desempenham papeis que hoje são atribuídos ao estado. Só que o financiamento das ONGs tem que vir da sociedade civil e não do estado. Uma ONG financiada pela sociedade civil é financiada apenas por aqueles que concordam com os seus métodos e os seus objectivos, tem que agradar a quem financia e está em concorrência leal com outras organizações similares. Uma ONG financiada pelo estado, é financiada por todos, inclusive por aqueles que não concordam com os seus métodos ou objectivos. O financiamento público das ONGs é um incentivo ao lobbying, à corrupção, à troca de favores políticos e à politização das suas actividades.

As ONGs são uma ameaça ao liberalismo porque conseguem, à custa do financiamento público, ter um poder muito superior aquele que teriam se fossem financiadas exclusivamente pelos seus membros e simpatizantes. Têm poder porque são financiadas também por aqueles que não concordam com os seus métodos ou os seus objectivos.

PS - Acho que o endereço correcto do Blog da Rita é este