Liberdade de Expressão

 

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sábado, maio 31, 2003

 
Hayek versus Keynes

Os nossos keynesianos têm passado os últimos meses a defener o estimulo da economia através de um discurso da confiança.

Friedrich Hayek explica aqui e aqui porque é que esta medida tem efeitos contrários aos desejados.

Um pequeno resumo:

- o problema económico mais importante e ao mesmo tempo mais dificil de resolver é o problema do conhecimento;

- a informação relevante para resolver problemas económicos está dispersa por toda a sociedade;

- as estatísticas macroeconómicas censuram grande parte da informação relevante;

- o governo não tem capacidade para adquirir ou processar toda a informação relevante;

- a economia de mercado é um enorme processador de informação. Grande parte da actividade económica consiste na manipulção de informação e produção de conhecimento;

- das duas uma, ou existem razões para a confiança, ou não existem;

- quem está em posição para avaliar as razões para a confiança são os agentes económicos, cada um por si;

- As razões para a confiança dependem das condições locais de cada agente;

- um governo não consegue avaliar as razões para a confiança de todos os agentes. Os governos trabalham com médias;

- O discurso da confiança induz a maior parte dos agentes económicos a tomar decisões erradas dado que as condições locais nunca coincidem com a visão que o governo tem da realidade;

- Se o governo tem um discurso da confiança quando não existem razões para tal, os agentes económicos são induzidos a tomar decisões erradas;

- Se o governo tem um discurso da confiança quando existem razões para tal, então esse discurso é redundante porque os agentes económicos já sabem disso.

- Os agentes económicos estão mais motivados para avaliar correctamente a informação do que o governo;

- Os agentes políticos sobrevalorizam o valor dos discursos e das ilusões;

- Quando o discurso da confiança é uma ilusão, o governo dificulta o processamento de informação pelo mercado obrigando os agentes a um esforço redrobado para analisar informação e produzir conhecimento de qualidade.