Liberdade de Expressão

 

Comentários para este email

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

domingo, maio 25, 2003

 
Fé e cepticismo

Augusto Santos Silva escreveu ontem no Público:

O crime de abuso sexual de menores, ainda por cima cometido sobre crianças desprotegidas como eram as da Casa Pia, é abominável. Paulo Pedroso não tem nada a ver, mas mesmo nada a ver, com esse crime. Empenho nisto toda a minha credibilidade. Se, por absurdo, ele viesse a ser condenado num julgamento imparcial, eu renunciaria a toda e qualquer actividade política.

O Augusto Santos Silva não tem fundamento suficiente para fazer uma defesa tão peremptória sobre Paulo Pedroso. Ninguém tem sobre ninguém. As pessoas podem ter vidas secretas. Mas ele opta por fazer a defesa à mesma. É uma demonstração de fé nos amigos, mas de pouco valor no espaço público. De grande valor para os amigos, não duvido. Já assistimos a manifestações de fé semelhantes por parte de amigos e familiares de outros acusados. As amizades têm o dom de suspender o cepticismo.

É curioso como estes argumentos de fé são tolerados no espaço público. No entanto, quem se atrever a expressar no espaço público uma fé de sinal contrário será imediatamente condenado.